Em 2020, surgem os primeiros ensaios do que seria o Núcleo de Pesquisa do NESME, com a proposta para responder aos desafios emergentes da saúde mental em face da epidemia de COVID-19. A urgência do momento despertou o interesse de um grupo de profissionais do NESME, de diferentes formações e trajetórias, unidos pelo compromisso com a clínica, a educação e a pesquisa, sob a perspectiva da grupalidade e da psicanálise vincular.
Desde sua criação, foram realizadas duas pesquisas, conduzidas por grupos distintos, com a divulgação dos resultados em congressos e na produção de artigos científicos.
O Núcleo de Pesquisas reúne especialistas para pensar o sofrimento psíquico coletivo, as transformações subjetivas e as formas de vínculo. O grupo, neste contexto, é concebido como um espaço de criação, campo de investigação e dispositivo clínico-teórico, que articula a experiência com a produção de conhecimento.
O Núcleo de Pesquisa do NESME permanece sendo um espaço de escuta, troca e criação coletiva, reafirmando a força da grupalidade na criação de respostas éticas e criativas para os desafios atuais da saúde mental.